O “Projeto Aprendiz” da Fundação Monique Leclercq atende jovens (de ambos os sexos acima de 16 anos), com uma primeira experiência de trabalho remunerado, de carteira assinada. O amadurecimento é visível e há maior integração Família/Comunidade/Fundação, pois as famílias são envolvidas nesta experiência. O valor da bolsa que é repassado para os aprendizes só é efetuado mediante a presença dos pais ou responsáveis numa reunião mensal onde são tratados assuntos diversos.
As atividades são efetuadas com a teoria associada à prática e uso de materiais áudios-visuais, palestras, visitas, acompanhamento monitorado, em setores da Agropecuária, monitoramento escolar, biblioteca, cozinha, comércio, artesanato, informática, deveres e legislação trabalhista, etc.
Os jovens participantes do Projeto melhoram a autoestima e transformam os potenciais em competências para a vida, sendo agentes e destinatários de transformações sociais. Numa idade em que podem estar muito vulneráveis porque começam a participar com mais intensidade do mundo social e nem sempre têm uma personalidade bem formada para analisar criticamente as informações recebidas, os ambientes, as companhias, entre outras decisões.
O Projeto é uma porta aberta para a aquisição de conhecimentos, responsabilidades, experiências de trabalho registradas em carteira, entre outras vantagens. Quando o aprendiz conclui o tempo nesse Projeto ele normalmente já sai encaminhado para o mercado de trabalho com uma segurança no aprendizado, em relacionamento e vontade de dar o melhor de si.
É surpreendente a desenvoltura e o protagonismo dos atendidos. Ultimamente, eles têm preparado os encontros mensais e tem sido maravilhoso. Demonstram maturidade, competência, boa oratória e outros quesitos importantes para o crescimento pessoal e coletivo.
Deixe um Comentário