O papel das instituições do terceiro setor na educação

Artigo por de Graça Drumond

O direito constitucional à educação, previsto na Constituição Brasileira, quando efetivamente satisfeito, oportuniza aos jovens trilhar um caminho para saírem de uma realidade de marginalização social, com perspectiva de um futuro estável e promissor.

A ausência de uma educação de qualidade pode-se comprometer e, até mesmo, destruir o futuro de crianças e jovens. É com esta preocupação que cada vez mais as organizações da sociedade civil, do chamado Terceiro Setor, se voltam para ofertar a milhares de crianças, adolescentes e jovens no país, uma vida digna por meio da educação.

O Terceiro Setor que é constituído por entidades sem finalidade lucrativa, que independente de qualquer colaboração do Estado, agem com vistas à realização de interesses coletivos ou de interesse público. Conforme dados divulgados pelo IBGE sobre as Fundações Privadas e Entidades sem fins lucrativos no Brasil, em seu último censo realizado em 2016, das 290.692 organizações do terceiro setor, 6% atuam na área de educação, o que corresponde a 17.441,52 entidades que, de alguma maneira, auxiliam o Estado no processo de disseminação do ensino no país, principalmente, atendendo crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

No setor educacional brasileiro estas instituições vêm tendo um papel de protagonismo. Para conseguir dar seguimento nas atividades, sem investimento público e sem lucros financeiros, elas buscam patrocínios de empresas e de pessoas físicas que se identificam com o seu propósito.

No caso da maioria das organizações no Brasil, elas atuam no apoio às necessidades e às carências de educação de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, que estão inseridas no sistema escolar público, oferecendo no contraturno escolar, atividades e projetos variados.

Um ótimo exemplo de uma instituição sem fins lucrativos compromissada com o futuro de crianças e adolescentes é a Fundação Monique Leclercq, que há 25 anos realiza um trabalho educativo de qualidade na nossa cidade, cumprindo a sua Missão de “Trabalhar com crianças e adolescentes, principalmente os em situação de risco pessoal e social, de São Domingos do Prata, contribuindo para a sua educação integral por meio de atividades culturais, educativas, esportivas e recreativas no contraturno escolar.”

Por meio do método ativo de ensino, aprendizagem e uso de tecnologia, crianças, adolescentes, jovens, educadores e lideranças são educados para romperem com o ciclo da pobreza intelectual, emocional e técnica, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes.

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