O projeto Ultimate Frisbee no Prata surgiu a partir de um trabalho acadêmico de Jasper Marques, dos Estados Unidos, mas neto de uma pratiana. Apesar de não ser necessário, o jovem de 18 anos fez o projeto da escola sair do papel. A primeira ação foi em junho de 2016. Com discos, em sua maioria de brinquedos, Jasper e sua mãe Amair Marques, estiveram em São Domingos do Prata e apresentaram o novo esporte, o Ultimate Frisbee, para alguns atendidos da Fundação Monique Leclercq. O primeiro contato foi breve e aconteceu em um dia, no Sítio São Martinho de Lima, da Fundação.
Praticado com um disco de 175 gramas, o Ultimate Frisbee combina a destreza do Futebol Americano com a finta e a marcação do Basquete. O objetivo do jogo é chegar com o disco nas Zonas de Gol que ficam localizadas nas extremidades do campo. Este é o único esporte no mundo que não possui árbitros. As regras que existem servem como um guia para a prática do jogo e, as mesmas nunca são violadas intencionalmente pelos jogadores, pois existe um código de honra e respeito mútuo entre todos.
No ano de 2017, Jasper, não mais vinculado ao projeto escolar, reuniu com seus amigos Djourdan Gomes-Johnson e Georgia Leggett, e juntos mobilizaram recursos nos Estados Unidos e Inglaterra para realizarem a 1ª Colônia de Férias de Ultimate Frisbee em São Domingos do Prata. A arrecadação aconteceu com a ajuda de familiares, amigos, envio de e-mails e campanhas online de arrecadação. O apoio de Amair Marques e Tathyanna Gomes-Johnson, mãe do Djourdan, foram primordiais. O objetivo da colônia era trazer o Ultimate Frisbee para a comunidade, ensinanar os valores do jogo e promover a aptidão física aos adolescentes e jovens da Fundação Monique Leclercq e da cidade.
Durante as duas semanas do evento, nas férias de julho, o projeto também forneceu camisas de uniforme, refeições, lanches e discos para cada participante. Foi um verdadeiro sucesso. O esporte virou uma paixão entre os atendidos! Como resultado do entusiasmo pelo novo esporte, a Fundação Monique Leclercq instituiu a oficina de Ultimate Frisbee todas as sextas-feiras, onde deu continuidade aos aprendizados adquiridos durante a colônia.
Guiados por esse entusiasmo e a vontade de continuar com a colônia, os idealizadores do projeto arrecadaram recursos e retornaram ao Brasil para a realização da 2ª Colônia de Férias, em 2018. Encantados com a proposta eles conseguiram novos colaboradores ao projeto; os jovens americanos Lena Brown, Tomas Diduck, Talis, James Wayt e a presença do Técnico, Professor e Presidente da Federação Paulista de Disco, Roberto Hucke.
Com um técnico especialista no esporte, o segundo ano da colônia foi ainda mais audacioso. Houve um número maior de participantes e novas perspectivas de ensino do esporte. Outras técnicas e conhecimentos foram difundidos e os participantes evoluíram muito bem. Em 2018, também houve a cerimônia de abertura e encerramento da Colônia de Férias na sede da Fundação, com várias apresentações artísticas, um evento que possibilitou maior proximidade entre os organizadores, jogadores, familiares e comunidade.
Um dos impactos deixados após o segundo ano do projeto foi o maior engajamento do esporte entre os participantes. O Ultimate Frisbee já havia se enraizado na cultura esportiva entre os jovens da Fundação Monique Leclercq. A realização da 3ª Colônia era esperada por muitos, principalmente aos novos participantes, que completariam a idade mínima necessária para inscrição.
A 3ª Colônia aconteceu em 2019. Como no anterior, além do Jasper Marques e do técnico Roberto Hucke, vieram também outros jovens colaboradores: os jovens voluntários dos Estados Unidos, Julia Santana Woodruff, Diogo Souki Richardson, Gabriel Souki Richardson e também Mariana Barros, participante da 2ª colônia, e Clarissa Theuer Gomes, ambas de Belo Horizonte.
Foram abordadas novas técnicas e táticas do esporte. Uma das táticas ensinadas foi a estaca vertical, uma opção de ataque que pode ser utilizada dentro de campo. Durante a Colônia houve um grande avanço técnico dos participantes veteranos. Os novatos deste ano possuíam uma vantagem sobre os iniciantes dos anos anteriores. Assimilavam com mais facilidade o esporte através da observação dos atletas “veteranos” e da participação na oficina de Ultimate Frisbee nas sextas-feiras.
Pode-se considerar que um dos grandes resultados da realização das três Colônias foi o surgimento do Ovni’s de Prata, equipe de Ultimate Frisbee da Fundação Monique Leclercq. A equipe se formou para participar do 2º Torneio Mineiro de Ultimate Frisbee, em dezembro de 2019. Neste campeonato participaram 15 atletas da Fundação, além de 2 outros que foram cedidos a uma outra equipe. Foi um grande marco para os atletas que puderam conhecer outras equipes e jogadores de diversas cidades além de novas experiências e perspectivas sobre o esporte.
Como em 2020 e 2021 a realização da Colônias de Férias não foi possível por causa da Pandemia da COVID-19, a expectativa pela IV Colônia é imensa.
Deixe um Comentário